Benefícios da automação de processos em laboratório de análises clínicas

Investir em programas de automação de processos em um laboratório de análises clínicas, pode representar a otimização do tempo e agregar qualidade à jornada do seu paciente. 

Ou seja, utilizar de recursos tecnológicos traz inúmeros benefícios para diversas áreas, e, se tratando de um laboratório de análises clínicas, pode transformar e melhorar a rotina da sua empresa. Confira alguns benefícios:

  • Otimização do tempo de trabalho da sua equipe na execução de tarefas;
  • Redução de gastos com pessoal;
  • Eficiência e agilidade nos processos;
  • Controle de dados;
  • Por fim, a eliminação de erros, trazendo maior segurança para o seu laboratório e para os pacientes.

Como a automação se aplica a um laboratório de análises clínicas?

Primeiramente, vale lembrar que, conforme resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS) 2009, realizada pelo IBGE, existem mais de 16 mil laboratórios de análises clínicas no país.

O aumento significativo deste mercado, exigiu que fossem promovidos avanços, também significativos, como o uso da tecnologia para garantir melhorias em todo o fluxo de trabalho, por exemplo.

Deste modo, o uso de softwares em um laboratório de análises clínicas, permite otimizar toda a produtividade, desde o atendimento, a jornada do paciente, até o sistema de gestão e armazenamento de dados.  

Assim, o laboratório ganha em produtividade e garante uma boa experiência ao paciente, atendendo com agilidade e maior clareza.

Em se tratando de um laboratório de análises clínicas, a automação utiliza a tecnologia como grande aliada e contribui para o trabalho de todos com o uso de softwares.

O uso de softwares agiliza uma série de processos, transferindo o trabalho que seria realizado por um funcionário, para máquinas, como é o caso de atendimento via ChatBot, por exemplo. 

Saiba mais lendo o artigo – Chatbot na saúde: como as automações de comunicação podem facilitar o atendimento ao paciente? 

Porque investir em automação em um laboratório de análises clínicas?

Conforme já abordado neste artigo, investir em automação pode trazer diversas vantagens e benefícios, outros que podemos citar, são estes:

  •  prontuário eletrônico;
  •  trabalho simultâneo em diferentes plataformas;
  •  intercâmbio de dados;
  •  comunicação simplificada;
  •  aumento da competitividade diante do mercado.

Vale lembrar de que estamos falando da área da saúde, especificamente, e que os profissionais desta área precisam lidar não só com uma alta demanda de trabalhos manuais, mas também, estar dispostos a enfrentar situações complexas e delicadas. 

Deste modo, a automação em um laboratório de análises clínicas, pode representar um alívio para a sua equipe, que não sofrerá com tanta pressão para a execução das tarefas, já que o uso dos softwares simplificam o dia a dia. 

Por fim, investir em automação em laboratório de análises clínicas garante eficiência, qualidade e segurança reduzindo os custos; aumentando a produtividade e controlando dados e gastos.

A automação realizada por uma empresa qualificada e de procedência como a 2M, faz uso de sistemas com recursos de criptografia, que garantem a segurança tanto do laboratório quanto dos pacientes. 

Setores que podem ser beneficiados com a automação

Como já abordado neste artigo, fica bastante claro que muitas áreas de um laboratório de análises clínicas podem ser beneficiadas com a automação. Não ficando restrito esses benefícios apenas ao atendimento (call center e agendamentos). 

Nesse sentido, outros setores ideais para o investimento em automação são:

  •  Gestão de pessoas;
  •  Gestão financeira;
  •  Contabilidade;
  •  Setor de logística;
  •  Gestão de suprimentos e compras. 

O investimento em todos esses setores gera economia, evita desperdícios, apoia o crescimento do seu laboratório e reflete no trabalho da sua equipe. 

Qual o software mais seguro para um laboratório de análises clínicas?

Em conclusão, agora que você já sabe o quanto a automação pode beneficiar o seu laboratório, invista em um software que garanta a qualidade que você procura. 

A 2M Solutions tem a solução ideal para o seu laboratório de análises clínicas. Automatize os processos de atendimento e gestão e garanta mais eficiência em sua empresa com a tecnologia da 2M Solutions.

Solicite um atendimento dos consultores da 2M Solutions e saiba como podemos te ajudar!

plugins premium WordPress