fbpx skip to Main Content
Chatbot Na Saúde: Como As Automações De Comunicação Podem Facilitar A Jornada Do Paciente?

Chatbot na saúde: como as automações de comunicação podem facilitar a jornada do paciente?

Nos últimos anos, presenciamos algumas mudanças, principalmente, um avanço significativo no que se refere a transformações digitais. Como é o caso do chatbot na saúde, uma tendência já existente, que se intensificou e provou ser muito mais eficiente na comunicação entre clínicas versus pacientes. 

Na área da saúde, essa comunicação foi desafiadora e potencializada no momento em que muitos consultórios precisaram fechar as portas e manter a comunicação com o paciente de forma remota. 

Continue lendo este artigo e entenda como o chatbot na saúde pode facilitar o relacionamento com o paciente e trazer ganhos de produtividade e mais eficiência ao seu negócio.  

O que são chatbots?

Chatbot é um processo de automação de conversas feitas a partir de um software, um assistente virtual. Essa interação é possível por meio da inteligência artificial, que contempla mensagens de texto ou até mesmo mensagens de voz. 

Os que usufruem dessa tecnologia conseguem ir além, oferecendo respostas personalizadas, mantendo uma comunicação muito mais clara e assertiva, como é o exemplo do chatbot na saúde, que promove uma fluidez entre as informações e estreita o relacionamento entre a clínica e o paciente.

Estima-se que o número de interações por meio do chatbot na saúde chegará a 2,8 bilhões por ano até 2023, nos EUA. 

Espera-se, ainda, que o uso crescente deste mecanismo otimize o tempo das equipes de atendimento e gere uma economia de até US $ 3,7 bilhões em 2021 para os sistemas de saúde!

Como funciona o chatbot na saúde?

Confira alguns exemplos de como o chatbot pode ser usado na área da saúde: 

Agendamento de consultas:

Imagina a seguinte situação: 

O paciente na sua correria diária, sem tempo para ligar no consultório ou até mesmo se deslocar até a clínica, pega o seu smartphone para realizar o agendamento de uma consulta. 

Imediatamente o chatbot dialoga naturalmente com o paciente, fazendo uma série de questionamentos personalizados e estratégicos, tentando encontrar uma data que esteja livre para ambos. Em seguida, a data e horário são identificados na agenda e combinados. Tudo sem qualquer interferência de um ser humano no consultório! 

O resultado da conversa é que o chatbot aciona o software de agendamento do consultório, faz o agendamento, e depois avisa o paciente, que tem a opção de confirmar ou não o agendamento daquela consulta. 

Esse cenário só é possível porque o chatbot na saúde geralmente funciona além do horário comercial e totalmente via internet. 

Mas atenção: atendimento automatizado é diferente de um formulário no site!

Sites de clínicas que possuem formulários para preenchimento de dados para que a recepcionista entre em contato, não é agendamento de consultas online, ou seja, esse processo não pode ser considerado um sistema de chatbot! 

Sendo assim, a forma mais eficaz para o agendamento de consultas online é por meio do chatbot que se comunica diretamente com o paciente, sem intervenção humana.

Lembretes:

Um bom chatbot geralmente inclui lembretes automatizados diretamente no e-mail ou smartphone do paciente. Com isso, o paciente é lembrado previamente do dia e do horário da consulta, podendo confirmar ou cancelar.

Em caso de cancelamento, esse horário é disponibilizado automaticamente no sistema. É uma excelente opção para reduzir o no-show e melhorar o controle da sua agenda!

Resultados de exames:

O chatbot pode ajudar o paciente a ter acesso muito mais rápido aos resultados dos seus exames, podendo, inclusive, recebê-los pelo WhatsApp. 

O médico pega todos os laudos através do software de gestão da clínica, onde ele tem acesso a todo o histórico do paciente e imediatamente inicia-se o compartilhamento das informações, onde o profissional poderá retornar a comunicação informando os próximos passos que o paciente deverá agir (agendar consulta, realizar outros procedimentos, entre outros).

Prospecção:

Chatbot na saúde também pode ser usado como estratégia de marketing no seu negócio, permitindo com que você crie interações estratégicas para aumentar o número de novos agendamentos, uma vez que os pacientes têm a autonomia de realizar agendamentos via internet.

Vantagens do chatbot na saúde:

  • Automação personalizada

A principal vantagem de um chatbot na saúde sem dúvidas é a automação de forma personalizada.  

Com esse sistema você poderá automatizar e personalizar diversas formas de comunicação com seus pacientes do início ao fim do atendimento.

  • Maior produtividade e gestão do tempo

Delegar a função do agendamento a um sistema como o chatbot, permitirá que seus colaboradores tenham mais tempo para se concentrar em outras tarefas que exijam maior atenção e, consequentemente, terão um aumento na produtividade.  

  • Redução de custos

Para as clínicas e consultórios, o uso do chatbot na saúde também ajuda a reduzir custos, pois as despesas de implementação do software são infinitamente menores do que ter vários profissionais dedicados ao serviço de recepção. 

  • Maior rotatividade nas agendas

O paciente não desiste de marcar uma consulta em caso de telefones ocupados ou consultórios fechados, por exemplo, pois ele tem acesso ao sistema todos os dias e de qualquer lugar que ele estiver, por meio da internet.

Dessa forma, reduzem-se as lacunas nas agendas, afinal, elas significam perda de dinheiro!

  • Um passo à frente da concorrência

Clínicas, laboratórios e centros médicos que investem em chabot se diferenciam da concorrência, mostrando que conseguem oferecer uma experiência de atendimento muito mais fácil, rápida, inteligente e integrada.  

Outro ganho é que o paciente também passa a valorizar empresas que possuem essa facilidade de contato.  

Chatbot na saúde: otimize seu processo de atendimento com o ClincalForce e ClickExame

Desde a recepção até a clínica: o chatbot na saúde é a conexão facilitadora da sua empresa com o seu paciente!  

A 2M Solutions tem um portfólio completo para a área da saúde, permitindo uma integração estratégica e eficiente em toda a jornada do paciente. 

As soluções que contemplam o chatbot na saúde são: ClincalForce e ClickExame, que juntos otimizam a gestão interna, aumentam os agendamentos, simplificando processos e contribuindo com uma boa experiência de atendimento aos seus clientes de forma personalizada e automatizada, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana

Principais atribuições destas soluções: 

  • Agendamento de consultas, exames e procedimentos on-line;
  • Atendimento chatbot personalizado via WhatsApp;
  • ChatBot para interface com o paciente;
  • Entrega de resultados pelo site ou WhatsApp;
  • Chatbot disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  • Controle de confirmações de presença;
  • Recepção médica;
  • Controle de Glosas e Reembolsos;
  • Financeiro, entre outras funcionalidades.

Automatize seu processo de atendimento e garanta mais eficiência em seu negócio com a tecnologia da 2M Solutions.

Back To Top