fbpx 2M Solutions skip to Main Content
Controle De Qualidade Laboratorial: Qual é A Melhor Solução?

Controle de Qualidade Laboratorial: qual é a melhor solução?

Laboratórios são sistemas complexos que envolvem muitas etapas e pessoas. A realização e registro das atividades de forma adequada minimiza os erros, além de ser essencial para acreditações. É nesse ponto que encontra-se o desafio: como registrar e acompanhar os processos sem lacunas? Neste artigo, você irá descobrir a solução para o controle de qualidade laboratorial.

O que é o Controle de Qualidade Laboratorial?

Segundo a ISO (Organização Internacional de Normalização) e a CLSI (Instituto de Padrões Clínicos e Laboratoriais), o controle de qualidade laboratorial é composto por “atividades coordenadas para direcionar e controlar uma organização quanto à qualidade”.

Mas não é somente uma prática para assegurar a qualidade em si, no Brasil é também uma exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os requisitos de realização de exames de análises clínicas, patologia e citologia são definidos pela Resolução da Diretoria Colegiadas (RDC) 302/2005.

Para comprovar que o controle de qualidade é executado no laboratório, existem o Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos (PALC) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Elas auditam a segurança da informação do paciente e a rastreabilidade do fluxo dessas informações. Por isso a importância de práticas e procedimentos de registros desde a entrada do paciente no laboratório até a sua saída. 

Os programas de acreditação consideram não só os procedimentos, mas todos os aspectos da operação do laboratório, incluindo a estrutura organizacional, profissionais e equipamentos.

Por que é importante?

Muito além da acreditação, o controle de qualidade laboratorial é importante para assegurar a eficácia dos exames, já que tratam diretamente de um ser humano que pode estar vivendo um momento delicado em sua vida. 

Se os resultados obtidos nas avaliações forem imprecisos por conta de falha nos processos, equipamentos ou equipe, as consequências podem prejudicar o futuro do paciente com:

  • Atraso no diagnóstico correto
  • Tratamento errado
  • Complicações do tratamento
  • Exames adicionais desnecessários

Dessa maneira, além de equipamentos com manutenção em dia, profissionais capacitados e processos bem desenhados, é essencial contar com a inteligência de software para acompanhar e rastrear de cada etapa para garantir o controle de qualidade laboratorial.

O diferencial de um software avançado

O ClinicalForce é um sistema específico para a área da saúde que é desenvolvido pela 2M Solutions. Contém todas as funcionalidades essenciais para o controle de qualidade laboratorial. 

Confira este case de sucesso:

“Um laboratório de Campinas/SP, em 2014, buscava o nível 3 máximo da certificação internacional ONA de Qualidade, onde todos os processos de rastreabilidade e segurança são criteriosamente homologados. O laboratório encontrou em nosso software ClinicalForce a ferramenta para o apoio nessa conquista, que veio em 2016 e novamente em 2019.”

Conheça os diferenciais do nosso software:

  • Controle de acesso: acessos personalizados para cada profissional com controles de senhas e registro de data e horário;
  • Cada etapa é registrada no sistema: quando o laudo é feito no sistema, cada detalhe de cada processo é armazenado no sistema;
  • Rastreabilidade ponta a ponta: rastreabilidade completa que indica a situação do laudo no momento, quando foi digitado, alterado, impresso e assinado. Dando a garantia de que não sofrerá alterações posteriores;
  • Organização e distribuição do material biológico entre os setores: antes do momento da coleta, o sistema emite a etiqueta com os endereços físicos dos setores que realizarão as diferentes análises;
    • Se houver perda de alguma amostra, o profissional pode encontrar qual outro setor está trabalhando com o mesmo material do paciente em questão, não sendo necessária uma nova coleta;
  • Localização do material no laboratório: é possível registrar e evidenciar a data e horário das entradas e saídas dos materiais em cada setor;
    • Em caso de atraso de laudos, é possível saber em qual setor o material está parado.
  • Controle de exames por setor: especificação dos exames por setor, com nome dos pacientes e todas as informação, sendo que cada profissional faz as anotações conforme as análises ocorrem; 
  • Armazenamento de dados do material e resultado: o sistema mantém o registro dos resultados dos exames, quais e onde os materiais estão armazenados no laboratório, facilitando uma futura localização. 
    • Para os laboratórios de patologia, o sistema indica a localização das lâminas e blocos.

O ClinicalForce é a melhor solução na busca pelas certificações. Maximize o rastreamento dos processos e a segurança das informações para o controle de qualidade laboratorial com o nosso software.

Solicitar atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top