Diagnóstico por imagem: como funciona e sua importância na medicina

Diagnóstico por imagem

A medicina utiliza diversos recursos e técnicas que permitem um elevado desempenho em suas funções com a obtenção de resultados mais precisos, como é o caso do diagnóstico por imagem, por exemplo. 

Mas, você sabe quais as ferramentas e técnicas utilizadas e como o diagnóstico por imagem é importante para os profissionais da saúde? 

Antes de tudo, vamos falar sobre o que é o diagnóstico por imagem e quais as técnicas realizadas para obter os melhores resultados. Continue lendo esse artigo.

O que é o diagnóstico por imagem

O diagnóstico por imagem é uma técnica que ajuda a descobrir por meio de uma análise mais profunda e precisa, quais são as reais causas de uma doença ou de uma lesão no paciente, apoiando os médicos para chegar a uma conclusão e tratamento adequado. 

Assim, a ciência e a tecnologia transformaram o mundo da medicina, oferecendo alternativas de diagnósticos cada vez mais completas, como é o caso do diagnóstico por imagem.

Antes de tudo, em 1895 as técnicas de diagnóstico por imagem começaram a ser inventadas. A primeira técnica foi a radiografia, técnica de exame de imagem que utiliza raios-X, e que chegou ao mundo graças ao físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. 

Daquele momento em diante, outras técnicas foram surgindo e se modernizando com as inovações tecnológicas. 

Com o diagnóstico por imagem, o médico responsável consegue acessar de forma nítida as imagens internas do corpo do paciente, por onde ele verá:

  • Ossos;
  • Órgãos; 
  • Tendões;
  • Músculos; 
  • Cartilagens;
  • Além disso, nervos. 

Quais as técnicas para obter um diagnóstico por imagem

Para que o médico possa obter as imagens de forma precisa e nítida como já abordamos anteriormente neste artigo, são utilizadas técnicas específicas, assim como a radiografia, descoberta por Wilhelm, que são: 

  • Tomografia computadorizada;
  • Radiografia (raio-x);
  • Ressonância magnética;
  • Mamografia;
  • Densitometria óssea;
  • Angiografia;
  • Bem como, Ultrassonografia.

Agora, continue lendo e saiba a diferença entre cada uma das técnicas utilizadas no diagnóstico por imagem.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada, é o exame considerado mais completo e detalhado, ele permite a visualização de todos os órgãos do corpo por meio do uso de radiação. 

Essa técnica, que permite uma visão 360 graus, é realizada por técnicos, tecnólogos em radiologia ou biomédicos.

Radiografia (raio-x)

Por meio de radiação ionizante, os raios atravessam os tecidos do organismo e assim realizam a captação das imagens.

A radiografia é utilizada, principalmente, para exames de imagem de estruturas ósseas, tórax e pulmões e abdômen, ajudando na avaliação e diagnóstico de fraturas e doenças.  

Ressonância magnética

Já a ressonância magnética é uma técnica que utiliza tecnologia eletromagnética para exames no sistema cardiovascular, músculos e encéfalo. 

Essas imagens são detalhadas e tridimensionais, e ajudam no diagnóstico de doenças cardíacas, neurológicas, cervicais e ortopédicas. 

Mamografia

A saber, essa técnica analisa a anatomia do tecido mamário utilizando raios-X, com o diferencial do uso de um elemento químico denominado molibdênio, que garante uma melhor visualização e a diferenciação da mama dos tecidos mais próximos. 

Densitometria óssea

A densitometria óssea é utilizada para quantificar a densidade mineral óssea e aponta os riscos de fraturas, osteopenia e osteoporose. Ou seja, é por meio do densitômetro ósseo que a técnica utiliza a emissão dos raios-X em baixas quantidades. 

Angiografia

Essa técnica permite a captação de imagens detalhadas dos vasos sanguíneos, apoiando diagnósticos de hemorragias, coágulos e tumores, por exemplo. O procedimento é realizado em diversas partes do corpo e utiliza raios-X para visualização. 

Ultrassonografia

Já a ultrassonografia, obtém imagens por meio do eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência. Os tipos de ultrassom podem variar entre: mamas; pélvico; da tireoide; obstétrica; 3D e 4D, entre outros.  

Por meio desses procedimentos, é possível que o médico investigue e observe o corpo humano sem que seja necessária uma cirurgia, por exemplo, oferecendo menos riscos à saúde do paciente. 

Ou seja, o diagnóstico por imagem tem algumas vantagens para o paciente, entre elas:

  • Exame não invasivo;
  • Melhor visualização com segurança;
  • Indolor;
  • Assim como, agilidade nos diagnósticos.

Qual a importância do diagnóstico por imagem

Nesse artigo, as técnicas citadas anteriormente beneficiam a área da saúde, que necessita de diagnósticos precisos para indicar os tratamentos com segurança.

Com essas técnicas, profissionais podem não só diagnosticar doenças ou traumas de um paciente para definir o melhor tratamento, mas, podem realizar estudos sobre o corpo humano para procedimentos de prevenção. 

Entre os benefícios do uso do diagnóstico por imagem pelas unidades de saúde, podemos citar:

  • Obter informações precisas;
  • Apoiar diagnósticos;
  • Rastrear patologias diversas;
  • Por fim, avaliar a eficácia de tratamentos.

É evidente que o diagnóstico por imagem é essencial, ele agiliza processos e faz total diferença na vida do paciente e no dia a dia dos profissionais de saúde. 

Conclusão sobre o diagnóstico por imagem

Além de todas essas possibilidades para realizar um diagnóstico por imagem, a tecnologia atual, permite ainda a otimização de todo o processo, desde o exame até o resultado, com os laudos dos exames à distância, por exemplo. 

Para isso, e para o garantir o envio de forma rápida, clara e segura destes laudos, os registros realizados nas técnicas de diagnóstico por imagem dependem de soluções que funcionam através de softwares seguros e da mais alta qualidade. 

Leia o artigo: O que é telerradiologia e quais seus benefícios para clínicas de imagem?

Em conclusão, reforçamos que a 2M trabalha com as melhores e mais eficientes soluções do mercado para otimizar o diagnóstico por imagem. 

Solicite um atendimento dos consultores da 2M Solutions e saiba como podemos te ajudar!

Categorias

plugins premium WordPress