fbpx skip to Main Content
Glosa: Você Pode Estar Perdendo 3 Meses De Faturamento

Glosa: você pode estar perdendo 3 meses de faturamento

Diversos fatores causam a queda de faturamento em uma empresa. Mas, quando se trata de clínicas, consultórios e laboratórios, uma das principais causas é a glosa. Podendo representar uma queda de 20% na receita, 50% no lucro mensal e uma perda de 3 meses de faturamento. Como, então, evitar que esse problema ocorra em seu serviço de saúde? Continue lendo para saber a solução.

Por que a glosa merece atenção especial? 

Diante da diminuição do faturamento, as empresas buscam reduzir os custos. Porém isso não é suficiente para os serviços de saúde que possuem contratos com convênios médicos. 

Antes de reduzir os gastos com pessoal e recursos, os gestores devem analisar e comparar os procedimentos realizados versus o quanto o convênio pagou e, assim, verificar se há glosa.

Sabemos que a glosa é o não pagamento, por parte dos convênios médicos, dos atendimentos e procedimentos. Logo, o serviço é prestado sem ressarcimento, trazendo prejuízo financeiro. Por se tratar de eventos específicos, a ocorrência de glosa pode ser facilmente ignorada quando não se tem uma visão ampla do impacto financeiro a longo prazo.

Contudo, o gestor que visa o crescimento do negócio deve ter atenção especial para as glosas e buscar resolvê-las junto ao convênio médico. Pois com fluxo de caixa, faturamento e lucro, o valuation da empresa aumenta.

Como evitar a glosa?

Para evitar a glosa, é preciso identificar as causas das que já ocorreram. Geralmente, as razões estão relacionadas à:

  • Agendamento em desacordo com o contrato; 
  • Falta de informações nos formulários e perda dos prazos estipulados;
  • Complexidade na gestão dos contratos, favorecendo a desatenção ao aos acordos. Já que cada convênio tem um contrato específico com cada unidade do serviço de saúde;
  • Controle manual de datas e especificidades dos contratos devido à inexistência de um sistema que integre e automatize a gestão das informações.

Em todos os casos, a melhor maneira de evitar a glosa é fazendo o contingenciamento dela na recepção. Visto que, depois que o agendamento ocorre da forma errada, torna-se mais difícil prevenir a glosa. 

Para que o atendimento ocorra corretamente desde a recepção, é fundamental automatizar os processos com sistemas especializados, como o ClinicalForce.

Conheça os benefícios do ClinicalForce

O software ClinicalForce é a solução ideal para as clínicas, laboratórios e consultórios que buscam aumentar seu faturamento e não ter glosas.

Especializado em gestão de serviços de saúde, o ClinicalForce se destaca no mercado com seus benefícios:

  • Gestão dos contratos: 
    • A Inteligência do sistema controlará as particularidades de cada contrato para que, de forma autônoma e ágil, a recepção e o agendamento façam atendimento apurados.
  • Maximização do faturamento: 
    • O sistema cria parâmetros que disponibilizam mais horários de atendimento para os convênios que pagam melhor e em dia, indicando os períodos ideais para cada agendamento.
  • Garantia de ressarcimento:
    • A glosa não ocorre, pois há o cumprimento dos contratos desde a recepção e, ao mesmo tempo, os processos internos fluem corretamente, pois estão automatizados e integrados.

O ClinicalForce é desenvolvido e implantado pela 2M Solutions, uma empresa nacional que atua, desde 2003, com sistemas para a área da saúde. 

Resolva as glosas e aumente o faturamento com o ClinicalForce.

Solicitar atendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top