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Jornada Do Paciente: Como Oferecer Uma ótima Experiência?

Jornada do paciente: como oferecer uma ótima experiência?

A jornada do paciente inclui todas as etapas de comunicação e atendimento ao seu consumidor, no caso, o seu paciente. 

Contar com ferramentas tecnológicas que possam oferecer uma ótima experiência garantirá a fidelização do seu paciente, além de ser um fator determinante frente a sua concorrência. 

Separamos neste artigo algumas dicas de como você pode acompanhar a jornada do paciente de forma eficiente e aumentar o número de atendimentos em sua clínica. 

Continue a leitura e saiba mais. 

O que é jornada do paciente? 

Jornada do paciente é um termo usado para descrever todas as interações entre o consumidor e um serviço de saúde, que vai desde o conhecimento da empresa até o agendamento de um procedimento e a posterior à fidelização.

Esta expressão é derivada do conceito de “jornada do cliente”, uma metodologia utilizada por profissionais de marketing, cujo a sua origem é baseada na “jornada do herói” – conceito desenvolvido pelo antropólogo Joseph Campbell. 

Essa metodologia que consiste em três etapas (aprendizado e descoberta; consideração da solução e decisão de compra), tem o objetivo de mapear todo o processo de decisão de compra desde o momento em que um consumidor potencial é impactado por um serviço, passando pela compra em si, pela utilização do serviço e, por fim, pela satisfação obtida ao final do atendimento. 

Aplicando este contexto de marketing na área da saúde, a jornada do paciente inicia-se pelo primeiro contato e tem continuidade no pós-atendimento. 

Durante essas etapas os pacientes terão diferentes necessidades. Por isso, é preciso traçar estratégias para cada nível de reconhecimento da sua marca.

Portanto, podemos considerar que a jornada do paciente consiste nestas importantes etapas: 

  • Aprendizado e descoberta: descoberta dos sintomas; 
  • Consideração da solução: geralmente ocorre após o entendimento que o paciente precisa buscar ajuda;
  • Decisão de compra: momento em que o paciente decide agendar um procedimento em sua clínica. 

Jornada do Paciente

Qual é a importância da jornada do paciente para minha clínica? 

Conhecer a jornada do paciente é uma das maneiras mais eficientes para que a sua clínica consiga conquistar a lealdade dos seus clientes.

Isso porque, reconhecendo a trajetória percorrida e os meios utilizados pelo seu consumidor, é possível corrigir eventuais falhas ou intensificar os pontos fortes, melhorando assim, a experiência que ele tem sobre seus serviços. 

Por exemplo, se o seu paciente tem dificuldade na hora de agendar um procedimento, talvez porque os telefones estão sempre ocupados, isso pode ser solucionado por meio do agendamento on-line.

Assim, os pacientes terão maior facilidade e comodidade para marcar consultas, exames, tratamentos, entre outros. E quando satisfeitos, a tendência é que voltem a utilizar os serviços da sua clínica.

Mas por onde começar? 

Estratégias para uma jornada do paciente eficiente 

Nossas vidas são diretamente impactadas pela tecnologia. Em todas as esferas, vivenciamos rápidas mudanças que levam à adaptação se quisermos continuar ativos no mundo.

Afinal, a praticidade da tecnologia mudou os hábitos de comunicação. Neste sentido, os serviços de saúde que não se adaptarem às inovações no que diz respeito à jornada do paciente, poderão ver o número de atendimentos caírem ao longo do tempo, além de perderem a reputação que um dia conquistaram árduamente. 

Sabemos que manter a jornada do paciente de forma eficiente pode não ser uma tarefa fácil. Mas é possível por meio de ferramentas tecnológicas que facilitam a comunicação e o relacionamento entre sua clínica e o seu paciente. 

Conte com a 2M Solutions para acompanhar a jornada do paciente

O ClickExame é um software desenvolvido pela 2M Solutions que te ajuda a acompanhar a jornada do paciente e a oferecer uma experiência de atendimento de forma personalizada e automatizada.

Ele se destaca pelas funcionalidades:

  • Agendamento de consultas, exames e procedimentos on-line;
  • ChatBot para interface com o paciente 24 horas nos 7 dias da semana;
  • Atendimento via WhatsApp;
  • Entrega de resultados pelo site ou WhatsApp. 

Da entrada do paciente na sua clínica até a saída, a 2M tem um portfólio completo de soluções que permite uma integração estratégica e eficiente em toda a jornada do paciente

Com a 2M Solutions sua clínica terá:

  • Acompanhamento completo da jornada do paciente;
  • Diminuição do tempo gasto com reagendamentos;
  • Processos definidos e integrados;
  • Diminuição de custos.   

Otimize agora mesmo seus processos! 

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