fbpx skip to Main Content
Laudos Online: Tudo O Que Você Precisa Saber Para Otimizar Tempo E Lucrar Mais

Laudos online: tudo o que você precisa saber para otimizar tempo e lucrar mais

Com a tecnologia sendo cada vez mais aplicada à área da saúde no Brasil, têm sido popularizado também a emissão de laudos online.

O uso de laudos online pode beneficiar tanto os pacientes, que têm um resultado mais rápido, quanto os médicos, que ganham tempo e conquistam maior produtividade em sua jornada de trabalho. 

Já as clínicas podem diminuir custos e também garantir um melhor gerenciamento do tempo. 

Descubra neste artigo como realizar laudos online de forma simples e fácil, otimizar tempo e lucrar ainda mais. 

O que são laudos online?

A emissão de laudos online é um dos benefícios mais conhecidos da telemedicina, área voltada a oferecer serviços médicos remotamente. 

Por meio dessa tecnologia, é possível que o médico emita seu parecer sobre a situação do paciente, mesmo estando longe da clínica na qual o exame foi realizado.

Vale ressaltar que, desde a aprovação da Lei 13.989/2020, a telemedicina no Brasil é exercida em caráter provisório em razão da pandemia de covid-19.

A prática de teleconsulta era restrita até então, mas, após a aprovação da Lei, em novembro do ano passado, garantiu ao Conselho Federal de Medicina a possibilidade de regulamentá-la após o fim da crise de saúde humanitária. 

Apenas entre 2020 e início de 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina no Brasil.

Como funcionam os laudos online? 

Para emitir o laudo online, primeiro o exame é realizado em uma clínica. Depois, é enviado ao médico, que trabalha remotamente. 

Ele, então, visualiza as imagens e pode interpretá-las e reconstruí-las para, então, emitir o laudo. Com conexão via internet, o arquivo é recebido em instantes. 

Para isso, utiliza-se um software que possui a funcionalidade chamada central de laudos

Depois do envio, o médico ou radiologista acessa os exames em tempo real e de onde estiverem e podem avaliar com precisão antes de emitir o laudo online. O laudo, então, retorna para a clínica rapidamente após a realização do exame, com a assinatura do especialista.

O armazenamento é digital, no banco de dados da central de laudos. Posteriormente, é possível localizar e acessar os arquivos de maneira fácil e rápida.

Dessa forma, cada unidade não precisa se preocupar em ter um radiologista especialista sempre disponível no local, pois de qualquer lugar e horário, o radiologista com especialidade necessária pode acessar a central de laudos online e ter acesso aos exames que precisam ser analisados e laudados.

Vantagens de utilizar laudos online

A agilidade na produção e entrega do laudo online e a redução de custos são os principais pontos a serem destacados. Isso porque, contando com um time de especialistas remotos, não é preciso ter todas as especialidades em seu corpo clínico presencial. 

Por isso, os investimentos diminuem consideravelmente, além do ganho financeiro com o pagamento por demanda de exame.

Além disso, armazenar imagens dos exames e dos laudos online (na nuvem, como já acontece com outros aplicativos, como Google Drive e Dropbox) é mais seguro, pois não há o risco de os equipamentos físicos serem perdidos, roubados ou danificados.

Com o armazenamento em nuvem, também não é necessário ocupar o espaço da clínica com servidores ou HDs pesados. Por fim, o uso de papel e de impressoras ou custos com gráficas também é menor.

Essas vantagens mostram que, ao investir em laudos online com armazenamento seguro, você otimizará sua rotina de trabalho e terá ganhos financeiros muito mais rápido. 

Entretanto, é importante destacar que, para um funcionamento eficiente a ponto de impulsionar a produtividade e diminuir os custos, o software precisa operar em um servidor altamente estável, como é o caso do ONRAD.

Por que escolher o ONRAD?

O ONRAD é um PACS nacional de referência na radiologia, desenvolvido pela 2M Solutions, visando solucionar os travamentos no momento de compartilhar dados de exames pela internet.

O sistema é precursor nas seguintes funcionalidades que elevam a produtividade da telerradiologia:

  • Lista de trabalho única: de qualquer lugar que o radiologista acessar, toda a lista de trabalho está disponível para ele, com todas as imagens e informações necessárias, inclusive se forem de diferentes hospitais e centros de imagens;
  • Modelos de laudos pré-configurados que otimizam o tempo;
  • Reconhecimento de voz para reduzir tempo de digitação;
  • Navegação fácil e intuitiva com poucos cliques.

O ONRAD se diferencia por:

  • Ter toda sua infraestrutura na AWS, com alta estabilidade para manter a central de laudos em pleno funcionamento e com certificado de segurança;
  • Atender a todos os critérios legais do Conselho Federal de Medicina e às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para a segurança e confidencialidade das informações dos pacientes;
  • Ser registrado na ANVISA.

Mais de 1 milhão de exames já foram laudados pelo ONRAD. Faça parte dessa transformação e maximize a produtividade da radiologia do seu hospital ou centro de imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top