Radiologia veterinária: como simplificar os processos?

Radiologia veterinária como simplificar os processos

Um resultado de imagem, diagnóstico e laudo bem-sucedido requer que cada etapa do fluxo de trabalho da radiologia veterinária seja otimizado para oferecer o máximo de qualidade e eficiência.

A importância de simplificar os processos facilitará a jornada de trabalho dos profissionais, além de oferecer uma ótima experiência ao cliente, tutor do animal, focada na agilidade, precisão e dinamismo. 

Continue lendo este artigo e saiba como você pode otimizar os processos em sua clínica de radiologia veterinária e obter melhores resultados. 

Como surgiu a radiologia veterinária?

A história da radiologia veterinária é recente, isso porque o raio-x só foi descoberto em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen.

O uso do diagnóstico por imagem foi ainda mais lento na medicina veterinária. Os dados dão conta de que o primeiro evento internacional envolvendo a radiologia veterinária só ocorreu em 1968, em uma conferência em Dublin, na Irlanda.

Alguns anos a frente, em 1970, a tomografia computadorizada começou a ser usada na medicina convencional. No entanto, a utilização dela em animais começou data da década seguinte, assim como os exames de ressonância magnética

Atualmente, esses exames de diagnóstico por imagem comuns, como também a medicina nuclear e a radioterapia mostram-se mais acessíveis e conectados à radiologia veterinária.

Portanto, é possível dizer que com o surgimento de novas tecnologias, os problemas que atingirem um animal serão diagnosticado por meio de exames específicos, a fim de garantir o tratamento ideal para cada necessidade. 

O mercado da radiologia veterinária e suas oportunidades

A radiologia veterinária é uma especialidade da medicina que faz uso de radiações ionizantes e não ionizantes com finalidade de auxiliar no processo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças em animais. 

Trata-se de uma área que tem um papel de grande importância nos atendimentos veterinários, pois facilita o diagnóstico de patologias diversas, melhorando a qualidade do diagnóstico, facilitando, assim, o trabalho dos profissionais. 

Além disso, as radiografias, ultrassonografias e as ressonâncias são de grande utilidade em casos de emergências, lesões e acidentes, para que o diagnóstico e o tratamento sejam o mais assertivo possível em situação. 

Isso porque, a radiologia auxilia o veterinário na identificação de problemas nos sistemas muscular, esquelético, torácico, entre outras estruturas dos animais.

Embora o mercado exija equipamentos de imagem com altíssimo grau de tecnologia, apenas a qualidade do exame não garante a interpretação correta dos resultados e, portanto, o médico veterinário também precisa buscar capacitação técnica. 

Em resumo, a radiologia veterinária apresenta excelente oportunidade de mercado para técnicos, médicos, clínicas e hospitais veterinários. 

Além disso, a tecnologia também vem cumprindo um importante papel neste mercado, como é o caso do telelaudo aplicado à medicina veterinária.

Desafios na área da radiologia veterinária

As clínicas e hospitais veterinários enfrentam alguns desafios. Desde a capacitação técnica dos profissionais a gestão da empresa, são obstáculos que muitas vezes impedem o crescimento saudável do negócio. 

Elencando como um grande desafio, a falta de profissionais especializados está no topo da lista de dificuldades deste setor.

Embora no Brasil, tenha à disposição muitos serviços de diagnóstico por imagens e uma gama de cerca de 80 mil profissionais espalhados pelo país, segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, ainda assim o mercado carece de profissionais altamente preparados no que se refere à avaliação e diagnóstico de animais de grande porte e animais silvestres. 

Neste sentido, é preciso encontrar soluções que minimizem esse impacto e possam atender essa fatia de mercado.

Mas como encontrar estratégias e simplificar os processos? 

O ONRAD é um software de referência nacional que contempla de forma eficiente a gestão dos processos na radiologia veterinária

No que se refere a casos que necessitam de suporte de diagnóstico especializado, você consegue ter acesso a outros profissionais renomados do mercado, isso porque o ONRAD cria essa ponte de conexão com outros médicos veterinários. 

Desta forma você consegue indicar o paciente para a clínica que presta este tipo de serviço, tudo de forma integrada e otimizada, aumentando, assim, o poder de monetização da sua própria clínica. 

Além disso, o ONRAD é um pacs de visualização, armazenamento, distribuição, compartilhamento e impressão de imagens. Nesse sentido, incorpora funções para manipulação total de imagens e recursos de renderização. 

O ONRAD também atende a telerradiologia veterinária, sendo a primeira plataforma de telerradiologia do Brasil

Uma solução estratégica que proporciona um ambiente controlado, seguro e rápido, com completa gama de serviços para a realização de laudos veterinários à distância.

A tecnologia 2M Solutions conta com um amplo sistema prezando pela otimização e melhor gestão dos processos:

  • Hospedado na infraestrutura em nuvem da AWS, com alta estabilidade para manter a clínica veterinária/ hospital pleno funcionamento e com certificado de segurança;
  • Atende a todos os critérios legais do Conselho Federal de Medicina e às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Registrado na ANVISA;
  • Processos definidos e integrados;
  • Diminuição de custos;
  • Implementação remota. 

Conheça as soluções completas da 2M em radiologia veterinária e simplifique agora mesmo os processos em sua clínica!

Categorias

plugins premium WordPress