fbpx skip to Main Content
Reembolso Médico Auxiliado: Como Antecipar Os Recebimentos

Reembolso médico auxiliado: como antecipar os recebimentos

Duas reclamações comuns dos serviços de saúde privados: o baixo valor e o longo prazo de pagamento que o convênio faz por procedimento. Isso diminui e atrasa as entradas financeiras, podendo impactar no crescimento do negócio. Porém, há uma maneira de aumentar e agilizar os recebimentos sem onerar os pacientes particulares: o reembolso médico auxiliado.

Leia mais e descubra como maximizar e antecipar os recebíveis em sua clínica, consultório ou laboratório.

O que é um reembolso médico auxiliado?

O reembolso médico auxiliado é um serviço de concierge (parceria) realizado pela clínica, consultório ou laboratório de saúde a fim de oferecer suporte ao paciente em relação à solicitação de reembolso de despesas junto à operadora.

O direito ao reembolso é garantido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Veja o que a agência diz em relação a RN nº 259, que trata da garantia e dos prazos máximos para atendimento, valor do reembolso e prazo para pagamento:

“O reembolso para qualquer serviço, inclusive de urgência e emergência, será correspondente ao valor previsto no seu contrato e deverá ser pago no prazo máximo de 30 dias após a entrega da documentação que comprova a despesa. Caso não haja previsão contratual de reembolso, deverá ser restituído o valor integral desembolsado pelo beneficiário.”

Como funciona?

O reembolso médico auxiliado ocorre quando o paciente realiza uma consulta, exame ou procedimento particular com um profissional fora do seu convênio. Nesse caso, o plano de saúde não é obrigado a cobrir integralmente o valor que o paciente pagou. Mas deve fazê-lo conforme o contrato, o que varia de operadora para operadora. Atualmente, no Brasil, a maioria dos convênios e seguradoras trabalham com essa funcionalidade.

Na maioria das vezes, o paciente era 100% responsável por enviar os documentos necessários ao plano de saúde para solicitar o reembolso médico. Depois, deveria aguardar o depósito em sua conta bancária do valor total ou parcial.

Com a visão de serem parceiros do paciente, muitos serviços de saúde têm auxiliado o paciente na solicitação do reembolso na forma e no prazo correto.

Vantagens para clínicas e para pacientes

Considerando que, no Brasil, grande parte do faturamento dos serviços de saúde dependem de planos de saúde, o reembolso médico auxiliado torna-se um grande diferencial.

A maior vantagem é a possibilidade dos profissionais de saúde cobrarem um valor justo ao invés de depender do preço que o plano de saúde estabelece. Além disso, há a antecipação dos recebíveis, pois o reembolso de um procedimento particular tem um prazo mais curto do que se o profissional fosse conveniado.

Diminui-se o risco de glosas, que é quando a seguradora não realiza o pagamento dos procedimentos que a clínica, consultório ou laboratório realizou. O que impacta, negativamente, no faturamento da empresa.

Para o paciente, também existem benefícios: suporte completo para solicitar o reembolso ao plano de saúde da forma correta, além de que poderá buscar atendimento do serviço de saúde de confiança, mesmo que fora da cobertura do seu plano de saúde.

Preparamos um Checklist com os documentos e informações que, geralmente, os pacientes devem enviar às seguradoras ou convênios aos quais são credenciados. Faça download:

Como simplificar o processo de reembolso médico auxiliado?

A sua clínica, laboratório ou consultório pode ser um parceiro dos pacientes na solicitação do reembolso médico.

Para isso, contar com a inteligência de softwares específicos para a área da saúde é a maneira ideal de simplificar o processo de reembolso médico auxiliado. Como é o caso do ClinicalForce da 2M Solutions.

Ele possui todas as funcionalidades necessárias que agilizam cada etapa do atendimento ao cliente, facilitando o suporte da clínica, consultório ou laboratório aos pacientes na solicitação do reembolso:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle dos prazos de reembolso por convênio;
  • Gerenciamento da priorização dos procedimentos para melhorar a performance dos reembolsos;
  • Centralização das informações do paciente para auxiliar na solicitação do reembolso.

Em todo o Brasil, o ClinicalForce tem se destacado por auxiliar os profissionais a não dependerem dos planos de saúde e, com isso, conseguirem aumentar o seu faturamento.

Saiba mais sobre como o ClinicalForce pode agilizar o processo de reembolso médico auxiliado.

Back To Top