fbpx skip to Main Content
Reembolso Médico Auxiliado: Como Antecipar Os Recebimentos

Reembolso médico auxiliado: como antecipar os recebimentos

Duas reclamações comuns dos serviços de saúde privados: o baixo valor e o longo prazo de pagamento que o convênio faz por procedimento. Isso diminui e atrasa as entradas financeiras, podendo impactar no crescimento do negócio. Porém, há uma maneira de aumentar e agilizar os recebimentos sem onerar os pacientes particulares: o reembolso médico auxiliado. Leia mais e descubra como maximizar e antecipar os recebíveis em sua clínica, consultório ou laboratório.

Como funciona um reembolso médico auxiliado?

O direito ao reembolso ocorre quando o paciente realiza uma consulta ou exame particular, isto é, fora da sua seguradora. Nesse caso, o plano de saúde não é obrigado a cobrir integralmente o valor que o paciente pagou. Mas deve fazê-lo conforme o contrato, o que varia de operadora para operadora. 

Na maioria das vezes, o paciente era responsável por enviar os documentos necessários ao plano de saúde para solicitar o reembolso médico. Depois, deveria aguardar o depósito em sua conta bancária do valor total ou parcial. 

Mas os próprios consultórios, clínicas e laboratórios podem prestar auxilio ao paciente na solicitação.

Vantagens

A maior vantagem é a possibilidade do serviço de saúde cobrar um valor justo ao invés de depender do preço que o plano de saúde estabelece. Além disso, há a antecipação dos recebíveis, pois o reembolso de um procedimento particular tem um prazo mais curto do que se fosse conveniado.

Diminui-se o risco de glosas, que é quando a seguradora não realiza o pagamento dos procedimentos que a clínica, consultório ou laboratório realizou. O que impacta, negativamente, no faturamento da empresa.

Para o paciente, também existem benefícios: além de não precisar solicitar o reembolso ao plano de saúde, pois será responsabilidade do estabelecimento, ele poderá buscar atendimento do serviço de saúde de confiança, mesmo que fora da cobertura do seu plano de saúde.

Preparamos um Checklist com os documentos e informações que, geralmente, os pacientes devem enviar às seguradoras ou convênios aos quais são credenciados. Faça download:

Como simplificar o processo de reembolso médico auxiliado?

Contar com a inteligência de softwares específicos para a área da saúde é a maneira ideal de simplificar o processo de reembolso médico auxiliado. Como é o caso do ClinicalForce da 2M Solutions.

Ele possui todas as funcionalidades necessárias que agilizam cada etapa do atendimento ao cliente, facilitando o suporte da clínica, consultório ou laboratório aos pacientes na solicitação do reembolso:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle dos prazos de reembolso por convênio;
  • Gerenciamento da priorização dos procedimentos para melhorar a performance dos reembolsos;
  • Centralização das informações do paciente para auxiliar na solicitação do reembolso.

Em todo o Brasil, o ClinicalForce tem se destacado por auxiliar os profissionais a não dependerem dos planos de saúde e, com isso, conseguirem aumentar o seu faturamento.

Saiba mais sobre como o ClinicalForce pode agilizar o processo de reembolso médico auxiliado.

Solicitar atendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top