Como a tecnologia aplicada à saúde está revolucionando a medicina

O desenvolvimento da tecnologia tem trazido benefícios para diversas áreas do conhecimento humano, e com a medicina não tem sido diferente. Tanto para médicos quanto para pacientes, os procedimentos têm se tornado mais rápidos, seguros e exatos.

Neste post, conheça algumas maneiras pelas quais a tecnologia aplicada à área da saúde vem revolucionando a medicina.

 

 

Diagnóstico precoce de doenças

Os exames proporcionados pela tecnologia têm ajudado a detectar doenças sem realizar procedimentos invasivos. A ressonância magnética é um exemplo de tratamento indolor e eficaz no diagnóstico.

Esse tipo de exame moderno identifica alterações pequenas e permite que o médico descubra a localização de tumores e células cancerígenas ainda em estado inicial, facilitando os tratamentos a serem adotados.

 

sistemas de diagnósticos - telemedicina

 

Ganho de eficiência

A tecnologia aplicada à saúde promove ainda a produtividade, tanto por meio de softwares quanto da digitalização dos processos.

Um exemplo disso são os softwares de armazenamento em nuvem, no qual as imagens podem ser organizadas por tipo, paciente e data, tudo em um mesmo lugar. Da mesma forma, também é possível ter uma visão cronológica do paciente, vendo seu histórico de radiografias, fazendo comparações, dentre outras ações.

Com as imagens organizadas no mesmo lugar, o médico e sua equipe ganham produtividade. E, quando uma segunda opinião é necessária, o acesso remoto também evita o deslocamento, o que faz com que você economize tempo.

 

Prontuários

Os prontuários de papel já têm sido substituídos pelos prontuários eletrônicos, em mais um bom exemplo de uso da tecnologia na área da saúde. Além de reunir todas as informações no mesmo lugar, o prontuário eletrônico pode ser personalizado, é mais seguro, não ocupa espaço físico e economiza papel.

 

Telemedicina

telemedicina - soluções em nuvem

 

A telemedicina já virou um exemplo clássico quando se fala em tecnologia aplicada à área da saúde. Permitindo atender pacientes de maneira remota e utilizada antes em televisores, atualmente já é uma realidade. É usada em videoconferências, teleconsultas, dentre outros.

Isso permite chegar a locais onde não há médicos, por exemplo.

 

Mais informação para os pacientes

Os benefícios da tecnologia aplicada à medicina não ficam restritos aos médicos. Os pacientes também têm cada vez mais acesso a informações. Um destaque são os dispositivos que podem ser vestidos para medir batimentos cardíacos, medir o sono ou calorias, dentre outros.

 

Soluções em nuvem

Os sistemas de gestão ajudam médicos a oferecerem atendimento de qualidade aos pacientes, permitindo a colaboração de exames com facilidade, o ganho de produtividade e a redução de custos operacionais.

Uma das primeiras soluções que surgiram eram softwares instalados no computador. Pouco seguras, deixavam o médico suscetível a roubos e a outros danos na máquina.

Depois, no entanto, foram substituídas pelos softwares armazenados em nuvem, bem mais seguros e que podem ser acessados de qualquer lugar.

Categorias

plugins premium WordPress