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Tecnologia Na Medicina: Automação Via Aplicativos Para Smartphones Como Facilitadores Na Comunicação Com O Paciente

Tecnologia na medicina: automação via aplicativos para smartphones como facilitadores na comunicação com o paciente

Novas formas de garantir eficiência e agilidade nos serviços de saúde surgem a todo momento. 

Mas, sem dúvidas, a tecnologia na medicina cumpre um importante papel no que se refere a novas possibilidades de otimização e gerenciamento de processos e, principalmente, facilitando a jornada do paciente desde a recepção até a clínica. 

São soluções estratégicas e inovadoras que garantem a sobrevivência do seu negócio no mercado!

Continue lendo este artigo e conheça mais sobre a tecnologia na medicina e as novas formas de promover conforto e comodidade aos seus clientes, como é o exemplo dos softwares de gerenciamento e automação que oferecem o recurso de aplicativos para smartphones para realizar agendamentos de consultas e retirada de resultados de exames e/ou laudos

Contextualizando o papel da tecnologia na medicina    

Do surgimento do primeiro estetoscópio, até o desenvolvimento de vacinas: a tecnologia na medicina faz parte do processo natural de evolução deste segmento.

Embora, a medicina ainda continua caminhando no processo de transformação digital, podemos considerar que atualmente há inúmeras ferramentas que facilitam a jornada de trabalho e entregam resultados mais satisfatórios a diversos segmentos da saúde.   

Muitas dessas ferramentas estão revolucionando a forma como médicos e pacientes se relacionam. 

A automação dos processos na jornada de trabalho, potencializada com a chegada da Internet das Coisas (IoT), o Big Data e a Inteligência Artificial (IA), interferem profundamente no modo como a medicina vem sendo aplicada. 

Desde equipamentos médicos, até a gestão empresarial, clínicas e consultórios, laboratórios e centros médicos já percebem as facilidades da tecnologia na medicina para a gestão completa da empresa.  

Não é por acaso que, um levantamento feito pela Accenture mostrou que 61% dos profissionais brasileiros usam ferramentas de TI para realizarem acompanhamentos de pacientes e otimizar o tempo na consulta.

Tecnologia na medicina: 69% das clínicas de saúde investem em aplicativos para agendamento de consultas e resultados de exames 

Como vimos no início deste artigo, a tecnologia na medicina é capaz de gerar muitos benefícios aos profissionais, tornando os processos muito mais eficientes e fluidos. 

Seja por meio da digitalização ou de um software que descomplique a administração da empresa, o uso da tecnologia na medicina focada em gestão e eficiência permite ao profissional focar em seu principal objetivo – o acompanhamento completo da jornada do seu paciente

Neste sentido, a automação por meio de aplicativos para smartphones que visam facilitar a comunicação entre clínicas e pacientes tem sido muito requisitado por sua facilidade e baixo custo de implementação, além de se mostrar uma ferramenta estratégica e competitiva frente à concorrência. 

É o que mostra um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), em que aponta 69,2% das clínicas, laboratórios, entre outros, estão investindo em softwares via aplicativos para celulares para agendamento de consultas e entrega de resultados de exames ou laudos, com o objetivo de oferecer maior conforto e praticidade aos pacientes

Além disso, a ampliação do acesso aos resultados de exames via aplicativos, também contribui para reduzir significativamente o desperdício no setor

De acordo com a ABRAMED, 92,3% de suas associadas possuem aplicativo para resultados de exames (laudos). Na comparação com o ano anterior, houve um aumento significativo na oferta desse conjunto de aplicativos.  

Vantagens das ferramentas de automação com o recurso de aplicativos para smartphones:

  • Otimiza e qualifica o atendimento ao paciente; 
  • Personaliza a comunicação com o paciente (Chatbot); 
  • Oferece maior conforto e comunidade ao paciente, já que ele pode receber o resultado de um exame no WhatsApp;
  • Tem exames mais completos e entregues com mais agilidade (Telelaudo);
  • Otimiza as tarefas administrativas e garante maior gestão de tempo e produtividade as equipes;  
  • Reduz custos com servidores físicos, já que a tecnologia na medicina utiliza-se de armazenamento em nuvem;
  • Maior segurança dos dados;
  • Melhora a experiência do seu paciente;
  • Aumenta a quantidade de agendamentos de consultas e entregas de exames/laudos.   

Pare de perder clientes para a concorrência!  

Os dados são reais e os resultados também. Clínicas que investem em soluções completas, integradas e personalizadas estão à frente da concorrência por oferecerem uma experiência de atendimento exclusiva e muito mais ágil

Com o estilo de vida cada vez mais agitado, sem tempo para burocracias, a expectativa do cliente no que se refere a atendimento está muito mais alta. E se destaca quem consegue superá-la! 

O fato é que empresas do segmento da saúde que não estão trabalhando efetivamente para ter esse tipo de automação estão colocando a sobrevivência do seu negócio em risco. 

No que diz respeito a investir em tecnologia na medicina, a questão não é mais “se”, e sim, “quando”! 

Quando a sua empresa de fato dará um passo à frente para ter o controle completo da jornada do paciente de forma totalmente remota e segura? 

Saía da porcentagem negativa dos 31% de empresas que não investem em tecnologia de gestão e relacionamento ao paciente. Impulsione o seu negócio agora mesmo! 

Melhore a experiência dos agendamentos e entregas de exames com o ClickExame e ClinicalForce

A 2M Solutions tem um portfólio completo no que se refere a possibilidades de tecnologia na medicina, permitindo uma integração estratégica e eficiente em toda a jornada do seu paciente. 

O ClincalForce e ClickExame trabalham em parceria para otimizar a gestão interna, aumentar os agendamentos, simplificando processos e contribuindo com uma boa experiência de atendimento aos seus clientes de forma personalizada e automatizada, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana

Principais atribuições destas soluções: 

  • Agendamento de consultas, exames e procedimentos on-line;
  • Atendimento chatbot personalizado via WhatsApp;
  • ChatBot para interface com o paciente;
  • Entrega de resultados pelo site ou WhatsApp;
  • Chatbot disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  • Controle de confirmações de presença;
  • Recepção médica;
  • Controle de Glosas e Reembolsos;
  • Financeiro, entre outras funcionalidades.

Automatize seu processo de atendimento e garanta mais eficiência em seu negócio com a tecnologia da 2M Solutions.

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