Telelaudo na radiologia: qual é a solução mais eficiente?

telelaudo

Hospitais e clínicas de imagem com alta demanda de exames não podem depender apenas do radiologista presencial para realizar o procedimento, analisar a imagem e laudar.

Primeiramente, para expandir a produtividade diária, contar com uma equipe atuando a distância com o Telelaudo, é a melhor forma de garantir melhores resultados.

Contudo, diante de tantos conceitos, práticas e softwares, qual é a solução de Telelaudo mais eficiente? Continue lendo e saiba mais.

O que é, de fato, um Telelaudo?

Antes de tudo, sabemos que Telelaudo é uma área da Telerradiologia.

Com ele, o laudo é realizado à distância, por radiologistas externos, que trabalham por meio de uma Central de Laudos armazenada na nuvem. Por ser um trabalho remoto, as análises podem ocorrer em qualquer horário e de qualquer lugar, aumentando a produtividade da clínica / hospital.

Assim, diante de tantas práticas incorretas, é importante reforçar que não é um Telelaudo. Compartilhamento via e-mail, aplicativos de mensagens e sistemas não regulamentados não pode ser considerado Telelaudo.

Regulamentação Nº 2.107/2014

Veja o que diz a Regulamentação Nº 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina, que normatiza a Telerradiologia no Brasil:

“Os sistemas informatizados utilizados para transmissão e manuseio dos dados clínicos, dos laudos  radiológicos,  bem  como  para  compartilhamento  de  imagens  e  informações,  devem obedecer   às   normativas   do   Conselho   Federal   de   Medicina.   Especificamente   para telerradiologia, os sistemas devem atender aos requisitos obrigatórios do “Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2)”, estabelecida no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico  em  Saúde  vigente,  editado  pelo  CFM  e  Sociedade  Brasileira  de  Informática  em Saúde (SBIS).”

Portanto, o Telelaudo eficiente e regulamentado é aquele que segue as diretrizes do CFM. Do mesmo modo, da LGPD em relação à transmissão de dados criptografados e armazenamento seguro.

Limitações de uma clínica / hospital sem Telelaudo

A ausência do Telelaudo dificulta o bom desempenho da clínica/hospital:

  • Como já dissemos anteriormente, o Telelaudo ocorre dentro de uma central de laudos hospedada na nuvem. Sem essa tecnologia, os laudos a distância são mais lentos, o que aumenta o prazo de entrega do resultado ao paciente;
  • Outro ponto crítico é que, ainda que o profissional presente na clínica ou hospital seja um radiologista formado, ele não é especialista em todos os tipos de exames e em todos os órgãos. Isso demanda mais tempo de análise das imagens;
  • Por fim, se ocorrer algum imprevisto com o radiologista que estaria de plantão presencial, a clínica ou hospital terá que despender um tempo de resolução dessa falta, buscando outro radiologista.
Telelaudo

5 vantagens do Telelaudo regulamentado para a radiologia 

Antecipadamente, quando a clínica ou hospital trabalha com um Telelaudo regulamentado e eficiente, ela agrega valor ao serviço por meio de:

  1. Compartilhamento de informações em tempo real: com o Telelaudo, a partir do momento em que a imagem é disponibilizada no sistema, ela e todas as informações relacionadas são automaticamente compartilhadas, em tempo real, com o médico externo, mesmo se for final de semana ou feriado; 
  2. Redução dos custos: cada unidade não precisa se preocupar em ter um radiologista de plantão no local e pagá-lo por hora. De qualquer lugar e horário, o médico externo pode realizar o laudo a distância. Dessa forma, a clínica / hospital tem o ganho financeiro com o pagamento por demanda ou volume de exames, não mais por hora trabalhada;
  3. Centralização em uma única base de dados: se uma clínica / hospital tiver mais do que uma unidade, todas as informações referentes aos exames são centralizadas em uma única base de dados;
  4. Segurança dos dados: como o Telelaudo é feito em uma plataforma que segue os padrões de segurança, os dados não ficam vulneráveis a acessos e alterações não permitidas. Assim, o risco de perda total de informações é nulo;
  5. Otimização do tempo dos médicos: o médico também tem o seu tempo otimizado. Isso faz com que a clínica ou hospital receba o laudo dentro do prazo. Outro fator importante para os radiologistas é que, ao invés de trabalhar fixo em apenas um local, com o Telelaudo, ele pode prestar serviço para diversos hospitais e clínicas em um mesmo dia.

Essas vantagens, então, culminam na certeza de: aumento da produtividade, faturamento, lucro e satisfação do paciente.

Entretanto, para que o Telelaudo garanta essas vantagens e impulsione os bons resultados na radiologia, o software utilizado precisa operar em um servidor de nuvem altamente estável e ágil, como o ONRAD.

Por que escolher o ONRAD?

Em suma, o ONRAD é a primeira plataforma de telerradiologia do Brasil, sendo referência no mercado. É um PACS 100% nacional desenvolvido para a realidade das clínicas e hospitais do nosso país. Mais de 1 milhão de exames já foram laudados com o ONRAD.

Desenvolvido pela 2M Solutions para solucionar os travamentos no envio e recebimento de de imagens e laudos, o ONRAD é precursor nas seguintes funcionalidades:

  • Lista de trabalho única: de qualquer lugar que o radiologista acessar, toda a lista de trabalho está disponível para ele. Isso com todas as imagens e informações necessárias, inclusive se forem de diferentes hospitais e centros de imagens;
  • Modelos de laudos pré-configurados que otimizam o tempo;
  • Reconhecimento de voz para reduzir tempo de digitação;
  • Navegação fácil e intuitiva com poucos cliques.

Com o ONRAD, o Telelaudo ocorrerá dentro de um sistema:

  • Em primeiro lugar, hospedado na infraestrutura em nuvem da AWS, com alta estabilidade para manter a clínica / hospital pleno funcionamento e com certificado de segurança;
  • Que atende a todos os critérios legais do Conselho Federal de Medicina e às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso para a segurança e confidencialidade das informações dos pacientes;
  • Por fim, Registrado na ANVISA.

Maximize a produtividade na sua radiologia com o Telelaudo do ONRAD.

Solicitar atendimento

Categorias

plugins premium WordPress