fbpx skip to Main Content
Worklist: Como Funciona E Quais Suas Vantagens Para Os Centros De Radiologia?

Worklist: como funciona e quais suas vantagens para os centros de radiologia?

Com a expectativa de vida cada vez maior, é possível observar um aumento gradual de pacientes nas clínicas de radiologia do país. Mas fazer uma boa gestão destes atendimentos requer ferramentas estratégicas e  assertivas como é o caso da worklist.

Em linhas gerais, este sistema é responsável por integrar todas as informações sobre um paciente e seus exames a serem realizados. 

Continue lendo este artigo e entenda como funciona o worklist, quais suas vantagens e a produtividade que ele traz aos centros de imagem. 

O que é worklist e como funciona este sistema? 

Em tradução livre, worklist significa “lista de trabalho”. Aplicando a área da radiologia, este sistema é responsável por integrar todas as informações sobre um paciente e seus exames a serem realizados nos equipamentos radiológicos.

De forma simplificada, funciona da seguinte forma: os dados são registrados no sistema de gestão interna da clínica. Após isso, o radiologista recebe essas informações para executar e registrar o novo exame no equipamento de imagem.

Sem o auxílio deste sistema, o processo de trabalho seria infinitamente mais lento, com possíveis falhas humanas, tornando-se inviável.  

Por fim, podemos concluir que o objetivo da ferramenta worklist é otimizar o trabalho dos radiologistas, integrando todas as informações dos pacientes.

Benefícios e vantagens desta ferramenta

Conforme mencionado no início deste artigo, a ferramenta worklist é uma grande aliada na gestão dos centros de imagem. 

Dentre os benefícios, podemos destacar grandes vantagens, como:

  • Aumento da produtividade das equipes: quando o médico for realizar novamente o exame, ele não precisa digitar novamente as informações do paciente, basta buscar no sistema e todo histórico do paciente estará salvo, inclusive, exames anteriores. 
  • Redução de erros e duplicação de registros: sabemos que a quantidade de exames nos centros de imagem é gigantesca e, com isso, existem grandes chances de erros operacionais no momento do registro. Por isso, a partir do momento que os dados são coletados e cadastrados, diminui-se erros e até mesmo duplicação de informações. 
  • Organização de exames por paciente: por meio do sistema worklist, todos os exames e laudos dos pacientes ficam armazenados todos juntos, de forma que o profissional consegue localizar facilmente os exames de determinado paciente. 
Worklist

Integração com outros sistemas e equipamentos

Antes de escolher um sistema de worklist para a sua clínica de radiologia, é importante verificar se a ferramenta pode ser integrada com outros sistemas já existentes em sua clínica. 

A 2M Solutions desenvolveu uma tecnologia eficiente que contempla o worklist e estabelece uma interface entre os sistemas HIS (Hospital Information System) para recebimento das informações do paciente/exame e disponibilização aos aparelhos de imagem que possuam o serviço de worklist instalado.

O PACS criado pelo 2M é referência na radiologia brasileira e se destaca por oferecer soluções integradas e personalizadas de acordo com as necessidades específicas dos centros de imagem. 

Por que investir em uma ferramenta de worklist para a sua clínica? 

Além de agilizar o tempo dos exames de imagens, a solução da 2M Solutions permite uma integração automática entre os equipamentos da sua clínica. 

Veja como funciona:

  • Quando é feito o cadastro do paciente é realizado no sistema, o mesmo envia informações para a worklist dos equipamentos de exame; 
  • O técnico recebe e verifica as informações do paciente diretamente pelo equipamento;
  • Após a realização do exame, o próprio equipamento envia as informações para a realização do laudo no software da 2M.

A grande vantagem do software da 2M é a redução do risco de inconsistência de dados, pois ele elimina a necessidade de novas digitações sobre o exame a cada etapa do paciente dentro da clínica.

Deseja implementar esta tecnologia em sua clínica e otimizar a gestão da sua empresa? Fale agora mesmo com os especialistas da 2M e solicite uma demonstração. 

Back To Top